domingo, fevereiro 25


Ref #032
autor: Helena Meireles
se estás interessada neste objecto helenasmei@gmail.com

terça-feira, fevereiro 20

Como fazemos?

Reutilizamos e juntamos materiais aparentemente incompatíveis, recolhemos inspirações e aplicamos em objectos simples, do quotidiano, aqueles que gostamos de usar ou que precisamos. Surgem objectos de requinte? Objectos engraçados? Divertidos?
Objectos únicos fazem todo o sentido quando a valorização da peça é obrigatória. São criadas com carinho e precisam de tempo para germinar. Ficam dias a ocupar o nosso espaço e com isso criamos empatia com elas. Usamos as mãos para dar a forma e tocar nos materiais para senti-los.
Os resultados são os que vos temos apresentado e vamos continuar a apresentar. Esperamos que gostem e que partilhem connosco as vossas opiniões sobre ele.
Ref #031
autor: Helena Meireles
interessada neste objecto?? helenasmei@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 19


Ref #030
autor: Helena Meireles
se estás interessada neste objecto helenasmei@gmail.com

domingo, fevereiro 18

Ref #029
autor: Helena Meireles
INDISPONÍVEL
Ref #028
autor: Helena Meireles
se estás interessada neste objecto helenasmei@gmail.com

Ref #027
autor: Helena Meireles
peça única
se estás interessada neste objecto helenasmei@gmail.com

sexta-feira, fevereiro 9

À Experiência Pelo Amor | Não ao Amor Pelo Descartável

Matéria publicada no suplemento m2 do jornal argentino Página/12
Há certos postulados do design que, às vezes, sobretudo para os alheios à disciplina, surpreendem pelo distanciamento da realidade. "Design é cultura de projecto, pensamento prévio e acção, transcender o objecto, pensar com as mãos, multidisciplina... mas reflectimos, aprofundamos, investigamos e lemos cada vez menos, não transpassando os compartimentos fechados dentro e fora da disciplina", provoca Satori, a dupla formada pelo designer argentino Alejandro Sarmiento e pela jornalista especializada em design Luján Cambariere. Responder a estes paradoxos por meios de novas experiências é um dos objectivos de Satori: unir pensamento e exploração sem especular em um resultado concreto, mas valorizando o processo, propiciando o encontro, o trabalho colectivo, estabelecendo vínculos sem ego.
Desta vez, o meio foi o laboratório de design experimental "Amor Líquido", que aconteceu durante a mostra "Design Connection", com alunos de design industrial, gráfico, de imagem e som, têxtil e de moda. O grande número de inscrições (250) sinaliza a necessidade que os designers sentem de debater, reflectir e se encontrar. ao final, os 50 seleccionados - incluindo estudantes do Brasil, do México e da Bolívia - trabalharam intensamente durante uma semana para produzir a instalação. O evento trouxe à tona uma nova forma de trabalhar, tão necessária para o design, na qual as pessoas e o planeta importam mais do que os objectos.

Plástico de mandioca para embalar alimentos é biodegradável e pode ser comido

Fábio de Castro
Agência FAPESP
08/02/2007

Pesquisadores da Escola Politécnica USP desenvolveram um filme plástico à base de amido de mandioca e açúcares. Projetado para ser utilizado em embalagens, o plástico é biodegradável, comestível, tem propriedades antibacterianas e pode mudar de cor de acordo com o estado de conservação do produto.

lê mais em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160070208

sábado, fevereiro 3

Gasolina pura é produzida a partir de plástico reciclado

Cientistas russos da Universidade Medeleev desenvolveram uma técnica de reciclagem que permite a produção de 1 litro de gasolina a partir de 1 quilo de sachês de plástico reciclado. O plástico e a gasolina são derivados do petróleo.
Existem vários esforços ao redor do mundo, inclusive alguns já em operação comercial, tentando reciclar subprodutos do petróleo, mas este é o primeiro que gera gasolina pura.