Esta é a participação de um amigo do México, o Paco, que nos conta o seu testemunho. Este é um projecto em desenvolvimento que promete dar frutos...
«Podes acreditar que existe um pais abençoado pela natureza, com qualidades e riquezas imensas, recursos em quantidade e qualidade, e habitado por um povo cheio de raça, alegria, e vontade de superação, mas onde muitos deles estão afundados na pobreza total?
Uma longa história de dominação e exploração, e uma mistura de acontecimentos tem marcado demais um povo como o meu, o povo mexicano. A mentalidade do mexicano tem a costume de se auto-proclamar vítima dos fatos históricos, cheia de sofrimento e dor, e acostumada a não fazer muito para resolver os seus problemas, esperando que mais alguém faça o necessário para eles saírem adiante sem tentar um esforço maior. Se a isso, somarmos o fato de que a exploração continuar a ser real, as oportunidades não aparecem, e as forças do capital fazerem que, dia com dia, mais mexicanos se vejam forçados a abandonar o país na procura de melhores oportunidades nos EUA (principalmente), temos que a realidade e o futuro do país estejam muito comprometidos.
Na verdade, a responsabilidade do desenvolvimento do nosso país é responsabilidade não só das autoridades, ou de alguns actores que ficam longe das raízes dos problemas... Nós, como parte da comunidade, temos a responsabilidade de aportar o que esteja nas nossas mãos para levantar um país digno e justo, do qual fiquemos orgulhosos, e sobretudo, onde as oportunidades para viver com qualidade respondam às necessidades da natureza humana. Onde posamos todos crescer com as garantias básicas de vida que devem ser fornecidas para que nosso desenvolvimento como país seja óptimo.
Assim, como jovens mexicanos preocupados pelo desenvolvimento do país e das comunidades, temos formado um projecto que tenta combater a pobreza e fornecer oportunidades à gente que precisa de uma pequena ajuda para vislumbrar que um futuro melhor é possível na sua vida.
Um Teto para México (Un Techo para México, em espanhol), é um programa focalizado na construção de vivendas básicas em comunidades marginais. A importância do projecto radica no pretexto da "casa" para promover o desenvolvimento das comunidades apoiando-se no trabalho solidário, a ajuda mútua e o esforço compartido: no processo, participam directamente as famílias a ser beneficiadas, os voluntários que lideram as acções, e constroem as vivendas, o sector privado que faz gestão e aporta recursos, e os meios de comunicação, que difundem o trabalho, fornecem evidencia e fazem questão da pobreza tão extrema existente no México.
Nós queremos contribuir para a construção de um México justo e livre, no qual a pobreza seja abatida na base do trabalho conjunto entre os diferentes atores sociais do país, com ideias e trabalho desinteressado por parte dos jovens e as comunidades. A meta, que é propor alternativas para bater na pobreza, pode ser atingida com a ideia básica de que juntos, estudantes, órgãos civis, empresários, media, governo e sociedade civil, consigamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos mexicanos que não têm as mesmas oportunidades. Cremos que, apoiando o desenvolvimento comunitário, e acrescentando o factores de segurança e felicidade na vida destas pessoas, a procura de bem estar para eles e sua comunidade será maior e mais eficiente.
Um Teto para México é uma proposta de solução real e imediata ao problema da falta de vivendas para as pessoas de extrema pobreza do país. Não é só um trabalho de caridade, é um esforço para desenvolver o país desde sua célula mais doente, desde o centro mesmo da pobreza, promovendo a ajuda mutua e o esforço compartido. Dentre seus objectivos, além dos já ditos, estão também a promoção do trabalho entre voluntários de acordo aos valores fundamentais de trabalho em equipa, austeridade, criatividade, diversidade, respeito pela natureza, equidade de géneros e raças, coerência, transparência e alegria, deixando de fora a discriminação étnica, religiosa, política ou de qualquer tipo.
Agora, se bem que o projecto é interessante na questão social, a questão do design também conta com um papel muito importante nesta acção de procura do bem-estar comunitário. A construção de casas ajuda, mas não é uma solução que, por si, vá criar o sentido da comunidade, nem a eliminação da pobreza. É preciso considerar que o desenvolvimento comunitário, ao fazer parte duma trama social, tem que ser projectado e visualizado como centro de convivência social, e é onde o design é necessário, para fornecer a disposição dos assentamentos, a criação de espaços públicos e semi-urbanizados, os protótipos de vivenda concordantes com o entorno natural, a escolha de materiais, o enfoque ao desenvolvimento sustentável, e muitos conceitos que tomam em conta o funcionamento da maquinaria social como um sistema complexo, onde cada um dos seus componentes é vital para o correcto funcionamento do resto do sistema. Não pretendemos promover assentamentos irregulares, nem construir sem noção do futuro: Queremos evitar que as cidades continuem a crescer alastradas e sem conectividade social. Queremos que as nossas cidades, as nossas comunidades, apreciem e gozem da vitalidade social e urbana, que o habitante trabalhe e desenhe seu próprio espaço, que os usos mistos e a mobilidade dos habitantes sejam os que dirijam o crescimento, duma maneira inteligente e controlada.
Até ao momento, temos feitas dez campanhas de construção em Guadalajara, Querétaro, Colima e El Oro, construindo 66 casas, e beneficiando a um número igual de famílias, movimentando quase 600 jovens voluntários, e com um investimento próximo aos $64,000 USD. É claro que isto não é suficiente, e que se realmente queremos fazer algo para mudar o país, falta muito trabalho. A intenção é crescer no maior número de cidades possível, movimentar muito mais jovens voluntários, e acrescentar consciência do poder social na maioria dos mexicanos. Ainda falta muito, mas, só com saber que tens mais uma família que, apoiada neste projecto, vai lutar para ter una melhor vida para eles, seus filhos e sua comunidade, dá para saber que o esforço vale a pena.»
Podes encontrar mais informação em
http://www.techos.org (em espanhol)