terça-feira, fevereiro 20

Como fazemos?

Reutilizamos e juntamos materiais aparentemente incompatíveis, recolhemos inspirações e aplicamos em objectos simples, do quotidiano, aqueles que gostamos de usar ou que precisamos. Surgem objectos de requinte? Objectos engraçados? Divertidos?
Objectos únicos fazem todo o sentido quando a valorização da peça é obrigatória. São criadas com carinho e precisam de tempo para germinar. Ficam dias a ocupar o nosso espaço e com isso criamos empatia com elas. Usamos as mãos para dar a forma e tocar nos materiais para senti-los.
Os resultados são os que vos temos apresentado e vamos continuar a apresentar. Esperamos que gostem e que partilhem connosco as vossas opiniões sobre ele.

1 comentário:

Relatos para Dul disse...

O proceso de design que gera empatia e carinho em seus criadores tem grande sucesso, mas este sucesso e bem maior quando o objecto e a idéia trabalhadas na mente e no coração do criador vai mais longe, trascende fronteiras e gera a mesma emoção e empatia nos usuários, nos involuídos na partilha de objectos, nos designers de outras culturas, ou nas simples pessoas q procuram olhando nas vitrines das lojas. O trabalho do designer em objectos do quotidiano não é muitas vezes reconhecido, mesmo quando tenha posto tudo o carinho na sua criação, e alí esta o drama do quotidiano mesmo... Mas, o que acontece quando o objecto começa a ser entendido como o que é, uma parte importante do ser do criador? Pode até perder a função básica para virar objecto de adoração, com o perigo de ficar na alienação, ou pode ou pode encontrar no usuário uma relação perdurável... e isso é o mais belo do trabalho de designer, quando nosso objecto é sentido com outras mãos como foi sentido por vos, e essas mãos encontram o mesmo carinho, a misma beleza e o jeito mágico q vos procurou dar.

Até agora não posso senão parabenizar vocês pelo seu trabalho, seu esforço (nada fácil) de tentar comunicar ao mundo suas idéias e inquietudes, e ainda mais, o trabalho que, como boas artesãs, da ao objecto conteúdo, emoção e vida... Vou continuar a esperar algum objecto que possa fazer parte da minha coleção particular, mas, no entanto, saibam que seu trabalho é apreciado, debatido e criticado nos circulos de design de por cá, e há comentarios muito bons, seja por la utilização de materiais quase incompatíveis, ou pela atenção que dão ao processo criador - usuario... ou simplesmente porque, na verdade, tudo é muito bonito... além da importancia que eu lhe dou ao fato de que, sendo minhas amigas, fico muito orgulhoso de poder lhes dizer isto, e compartilhar meu mundo convosco. Continuem, sem importar o complicado que fique o caminho, estou seguro q estas miúdas vão longe...

Muitas saudades de vocês, se lhes aprecia muito por cá... ;) cumprimentos..!