domingo, janeiro 14

Fibra de bambu e resina vegetal transformam-se em "plástico verde"

Engenheiros do Instituto de Tecnologia Industrial Aichi, trabalhando em conjunto com a empresa Mitsubishi Motors, ambos no Japão, desenvolveram um novo material para utilização no interior de automóveis, que já foi batizado de "plástico verde".
O novo material utiliza uma resina à base de plantas, o sucinato de polibutileno (PBS), combinado com fibras de bambu. Ele será utilizado para a construção do interior de um carro-conceito a ser lançado pela Mitsubishi em 2007.
A idéia por trás da pesquisa é a substituição de resinas à base de petróleo e madeiras nobres por materiais renováveis, feitos à base de plantas de rápido crescimento.
O PBS, o principal componente do novo material, é uma resina de origem vegetal, composta principalmente de ácido sucínico e 1,4-butanediol. O ácido sucínico pode ser produzido a partir da fermentação do açúcar extraído da cana-de-açúcar ou do milho. A adição das fibras de bambu aumenta a rigidez do material.
Segundo cálculos dos cientistas, o novo material representa uma redução de 50% na emissão de CO2 em comparação com a fabricação do interior de automóveis à base de polipropileno, o polímero à base de petróleo mais utilizado. Em comparação com as madeiras tradicionais, a emissão de compostos orgânicos voláteis é reduzida em 85%.

Sem comentários:

Arquivo do blogue